Crisma

Quem pode receber o Sacramento da Crisma?

Pode e deve recebê-lo, todo cristão que já foi batizado.

Qual a idade mínima para receber a Crisma?

Em nossa diocese, a idade mínima para receber a Crisma é 15 anos.

Como é a preparação para receber a Crisma?

Aquele que deseja receber este sacramento deve participar de um grupo de preparação para a Crisma, que tem um tempo de preparação de 1 ano e meio a 2 anos.

O que fazer para entrar em um grupo de crisma?

Os grupos de crisma na paróquia são abertos no início de cada semestre e estão presentes em todas as comunidades urbanas. Os interessados em receber a Crisma devem procurar as suas comunidades ou a Secretaria da Paróquia para saberem a previsão de início dos grupos.

O Sacramento da Crisma

Este Sacramento aperfeiçoa a graça batismal; é o sacramento que dá o Espírito Santo para enraizar-nos mais profundamente na filiação Divina, tornando mais sólido nosso vínculo a Jesus e à Sua Igreja. Como o Batismo, imprime um caráter indelével na alma do cristão, por isso só pode-se recebê-lo uma vez na vida.

O rito é realizado através da unção com o santo crisma (óleo abençoado) na fronte do batizado. Normalmente é realizado pelo Bispo diocesano, mas pode ser realizado por sacerdotes sob a autorização dele (Código de Direito Canônico, cânon 882 e Catecismo da Igreja Católica, parágrafos 1315 a 1321).